Pense mais na solução e menos no problema
top of page
Buscar

Pense mais na solução e menos no problema

É muito comum ficarmos presos em pensamentos cruéis sobre os desafios que se apresentam no nosso cotidiano, mas eu lhe garanto que esses pensamentos são totalmente desnecessários e só vão te causar dor.


Eu costumo brincar com meus pacientes dizendo: Laaarga o chicote! Faço isso para lembrá-los de que estão se açoitando ao invés de criar soluções para que algo ruim não se repita.


E antes que você comece a se chicotear por ter agido dessa forma, é importante lembrar que nossa sociedade foi moldada com reforço negativo e vergonha. Palmadas, castigos, a caneta vermelha da professora, a zombaria dos amigos... Sempre tinha alguém para nos dizer que estávamos errados e poucas vezes tinha algum reforço positivo.


Com isso nosso cérebro se acostumou a apontar os erros e defeitos ao invés das coisas boas e positivas que poderíamos focar e nos aprimorar. Fomos nos acostumando ao aprendizado através da vergonha, da culpa, então quando cometemos algum erro, quer alguém perceba ou não, a nossa mente vai tecer vários comentários maldosos.


É importante observar e interromper o chicote assim que você perceber. Faça uma respiração profunda e pense “Ok, o que eu fiz bem e como pode melhorar? Quais foram os pontos positivos da situação? Como eu poderia agir a partir de agora?”


Mesmo que você não encontre uma resposta ali na hora, vai mudar a perspectiva e o teu cérebro vai começar a construir um novo caminho neural. Você vai sair dessa forma rígida de lidar consigo e vai criar uma acolhedora, que lhe permite alcançar soluções inteligentes para os seus problemas.


Agora comenta aí, quais são os motivos que você anda se chicoteando? Quem sabe eu consigo te ajudar?

43 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page